segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Hoje é o seu dia

Você deve viver o hoje sem preocupações. Comece o dia com o Pai- Nosso, a oração que Jesus nos ensinou. Nela pedimos: "O pão nosso de cada dia dai-nos hoje". Veja que o pão é pedido apenas para hoje. Por quê? Porque basta preocuparmos com o dia presente. "O amanhã a Deus pertence".
         Vivemos às voltas com nossos problemas. Coisas insignificantes nos preocupam ao ponto de tirar o nosso sono. Há dias falei com uma professora, de uma cidade distante, pelo telefone. Disse-me que estava tomando um "remedinho" para dormir. Não conseguia pegar no sono sem ele. Perguntei: o que lhe aflige? Ela respondeu: "Duas coisas: minha filha acabou com o namoro que tinha com um ótimo rapaz e meu marido tem pretensão política e receio que venda nossa casa para a campanha". Eu disse: "Bem, se sua filha acabou com o namoro é porque não estava dando certo, e se seu marido candidatar-se, não poderá vender a casa sem sua assinatura (outorga uxória). Quanto ao remedinho, ele poderá levá-la à dependência ou, até mesmo, à morte".
         Ao deitar-se para dormir - continuei falando - diga: "Meu Jesus, dissestes aos seus discípulos 'deixo-lhes a minha paz'. Senhor, eu preciso da sua paz, para ter uma noite tranquila, reparadora das minhas energias. Dá-me a sua paz. Obrigado! Obrigado!". Duvido que você não durma. Ela silenciou um momento como a refletir e disse: "Poxa, Moura! Foi Deus que mandou você me telefonar".
          A preocupação com o amanhã é absolutamente desnecessária. Isto porque, se cuidarmos bem do hoje, estaremos nos preparando para o amanhã e, na verdade, o hoje é o que importa. Veja o que faz o lavrador: ara a terra e planta. Se ele vai ao campo hoje e semeia, certamente colherá no futuro. Pois bem. Eu aconselho que você faça o mesmo. Lance agora a semente no solo; se fértil, terá no dia de amanhã, boa colheita.
           Há dois mil anos, um homem, nascido em Nazaré, uma pequena cidade do oriente, subiu ao monte e muita gente se reuniu em volta Dele. Passou a ensinar dizendo, dentre outras coisas: "Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia a sua aflição".   
            Se você pega o seu carro para fazer uma viagem de duzentos quilômetros durante a noite, não precisa iluminar a estrada toda com os faróis do veículo. Apenas dez ou vinte metros à frente. Vai prosseguindo e iluminando. Ao cabo de duas ou três horas chegará ao seu destino. Basta preocupar-se em ver vinte metros à frente.
            Certa feita eu quis desistir de uma viagem porque o tempo estava chuvoso. Era tardinha e uma nuvem escura anunciava um temporal para as bandas do leste, para onde eu ia. Fiquei preocupado. Pensei: vou ou não vou. Resolvi seguir a viagem. Ia prestigiar um amigo, em sua cidade, que lançava o seu mais importante livro: uma autobiografia. Durante todo o trajeto não caiu um só pingo de chuva. A nuvem escura, levada pelo vento, foi desaguar em outras regiões. Geralmente é assim. Aquilo que tememos não acontece.
            Você deve, portanto, concentar todo o seu esforço, toda a sua inteligência, todo o seu entusiasmo, naquilo que está fazendo hoje, para que disso possa se beneficiar amanhã.
             Mas, advirto-lhe: pensar no amanhã você pode e deve; o que não deve e afligir-se, preocupar-se. Pensar com alegria e esperança é uma coisa e preocupar-se é outra. Quando você pensar no amanhã, faça-o criando imagens positivas, de sucesso, de prosperidade. Crie na mente aquilo que você quer ser e ter e deixe que o universo trabalhe por você. Disso falaremos oportunamente.
             Saiba que a recomendação de preocupar-se apenas com o presente não é coisa nova. Horácio, grande poeta romano, autor de "Eneida", ensinou a mesma coisa, antes do nascimento de Cristo. Eis o que ele disse: "Amanhã é outro dia, por isso, devo viver o hoje".
            Pegue o dia de hoje e faça dele o melhor possível. "Este é o dia que fez o Senhor: regozijemo-nos e alegremo-nos nele" (Salmo 118).
           Hoje é o seu dia!
 


Um comentário:

  1. Você esta de Parabéns!!! meu conterrâneo, eu sou nora de PEDRO CUSTÓDIO que fala muito do Senhor José Mouro, que sempre fala em encontra-lo novamente.

    ResponderExcluir